æTudo sobre BMXBMX no Dew Tour 2010

Ainda é outubro, mas o ano competitivo no mundo do BMX está chegando ao fim. Depois de três etapas, Las Vegas recebeu a quarta e última etapa do circuito Dew Tour 2010.

Com três modalidades, o BMX foi uma das principais atrações do evento.

Os títulos do Dirt, Park e Vert seriam definidos somente nesta etapa, a lista dos candidatos tinham todos os nomes de peso do BMX internacional como Daniel Dhers, Chad Kagy, Jamie Bestwick, Bret Banasiewicz, Anthony Napolitan e Garret Reynolds.

O Dirt abriu as competições do BMX e colocou um triste capítulo no fim de semana. O BMXer e apresentador de TV Tj Lavin caiu um tombo feio durante as classificatórias. TJ bateu forte a cabeça e sofreu fratura no pulso e no crânio. TJ Lavin continua internado na UTI do Hospital da Universidade de Nevada, em Coma induzido. O BMXer batalha para superar o traumatismo craniano e uma pneumonia.

Mesmo abalados os pilotos decidiram continuar a competição. Anthony Napolitan usou durante todo o final de semana uma camiseta em homenagem a Lavin.

A primeira decisão foi a competição do BMX park. Até a etapa de Las Vegas, Bret “Mad Dog” Banasiewicz estava entre os líderes, mas na última etapa o retorno de Ryan Nyquist mudou o cenário.
Nyquist jogou todas as manobras obrigatórias. 720 descendo a escada, tuck no hander transfer no wallride além de um truckdrive tranfer. Esse caminhão de manobras complicadas rendeu a Nyquist 92.75 pontos.

Daniel Dehrs ficou em segundo lugar. Daniel evoluiu muito em 2010. Na final de Las Vegas o BMXer fez manobras de backflip e truck drive, terminando em segundo lugar.
Garret Reynolds é o garoto do street, mas sua base de pedal lhe garante sempre boas posições no Park. Em Las Vegas Reynolds jogou as suas, um destaque para o manual no flat do quarter gigante saindo de tailwhip.
Com Garret em 3º, Daniel Dhers em 2º e Nyquist em 1º, o resultado do circuito 2010 mudou completamente. Dhers terminou como campeão, seguido de Garret Reynolds e Marc Webb.

Da madeira para a terra.
O Dirt estava perfeito, a pista projetada por TJ Lavin deixou um ar triste no local, TJ passou o fim de semana internado na UTI em estado crítico, mas na segunda-feira começou a apresentar ótimos sinais de recuperação.
Mas tombos são parte do esporte, isso é o dia-a-dia dos BMXers.

Brandon Dosch, Anthony Napolitan e Tj Ellis sabiam muito bem que o show tinha que continuar. Dosch foi o grande campeão. O garoto jogou 360° Lookbacks e um corked 720.
Dosch já havia terminado em segundo em outras duas etapas, mas esta foi sua primeira vitória no circuito. Com a soma dos resultados o BMXer foi também o campeão do circuito.

Tj Ellis ficou em segundo lugar, o piloto acertou um frontflip tailwhip na segunda volta. Logo em seguida, TJ Ellis acertou outra vez a manobra, levantando o público.

Anthony Napolitan decidiu não somente mostrar sua manobras, mas também homenagear dois amigos seus que estavam internados naquele momento. Napolitan usou camisetas em homenagem a TJ Lavin e Ty Pinney, os dois pilotos estavam internados em decorrência de acidentes.

Na hora das manobras Napolitan também homenageou os amigos, entre suas manobras estavam os 360 superman e um 360 triple tailwhip.
Brett Banasiewicz era o favorito ao título do Dirt, mas sua bike não estava lhe ajudando durante todo o fim de semana. Mad Dog terminou em 5° lugar a modalidade.

Bestwick perde no Vert
O inglês James Bestwick domina as principais competições de BMX dos últimos anos. É difícil de lembrar uma competição em que Bestwick participou e não esteve no pódio, a surpresa do fim de semana foi a derrota Bestwick para Chad Kagy.

Chad acertou um barspin flair tuck no hander, a manobra colocou Chad na frente de Bestwick que é conhecido pela constância e pela complexidade de manobras.

Com o encerramento do principal circuito os BMXers voltam a rotina de suas vidas, andando em rampas privadas e filmando para vídeos.
O circuito 2011 ainda não tem as datas confirmadas, mas fique ligado aqui no site para mais informações e novidades.

Veja abaixo os resultados completos do BMX no Dew Tour de Las Vegas:

BMX PARK FINALS

1. Ryan Nyquist 92.75
2. Daniel Dhers 91.38
3. Garrett Reynolds 91.13
4. Brett Banasiewicz 91.00
5. Mark Webb 90.25
6. Jeremiah Smith 89.50
7. Dennis Enarson 89.50
8. Gary Young 88.00
9. Brandon Dosch 86.63
10. Scotty Cranmer 86.50
11. Morgan Wade 86.50
12. Josh Perry 85.75

BMX DIRT FINALS

1. Brandon Dosch 92.62
2. TJ Ellis 90.81
3. Anthony Napolitan 90.62
4. Gary Young 90.44
5. Brett Banasiewicz 90.25
6. Chris Doyle 89.25
7. Luke Parslow 89.12
8. Colton Satterfield 88.19
9. Ryan Nyquist 88.12
10. Corey Bohan 86.31
11. Seth Klinger 85.62
12. Dennis Enarson 84.50

BMX VERT

1. Chad Kagy 92.50
2. Jamie Bestwick 92.25
3. Dennis McCoy 91.50
4. Vince Byron 90.63
5. Simon Tabron 90.50

(fonte:ESPN)