æTudo sobre BoulderingBouldering: Escalada em blocos de pedra

O Bouldering ou Boulder é uma das modalidades da escalada em rocha, praticada sem o uso dos equipamentos de segurança como cordas e mosquetões.

O bouldering consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força.

Outra particularidade do boulder é que as vias feitas nesses blocos de pedras são chamados de “problemas” ou “problemas de boulder”, diferente da escalada tradicional ou esportiva onde temos “vias”.

Dicas de Segurança para prática do Bouldering: Para a prática de boulder é necessário sapatilhas, carbonato de magnésio (para as mãos), Crash Pad e um segurança de corpo (spot).

Alguns locais para a prática de boulder no Brasil são: Conceição do Mato Dentro – Salão de Pedras, Ubatuba, Sabará, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis.

No Brasil e no mundo existem competições de bouldering, feitos muitas vezes indoor e algumas vezes na própria pedra, como o Ubatuboulder (Ubatuba) e o Ouroboulder (Ouro Preto).

Fique ligado, em breve postaremos mais sobre o esporte radical Bouldering!