æTudo sobre Esportes Radicais5ª Edição do Jump Festival: Skate Vert e BMX Park

O pentacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias é o favorito em qualquer competição que dispute. No Jump Festival, em São Bernardo do Campo, neste domingo, não foi diferente. Mas quem esperava que o fenômeno do skate tivesse facilidade na disputa se surpreendeu. Saindo atrás na classificação, Mineirinho, como Sandro é conhecido, precisou de toda a sua experiência para virar o placar na terceira e última volta e conseguir uma vitória esperada por todos. O segundo lugar ficou com Rony Gomes, e o terceiro foi Dan César. Todos conseguiram a nota 88, mas o critério de desempate do regulamento previa vantagem para quem conseguisse a segunda melhor nota.

A primeira volta foi dominada por Dan César, que conseguiu a nota 88 com uma volta segura, que só não foi melhor por causa de uma queda sofrida no fim. A segunda volta teve Rony Gomes com uma volta quase perfeita, na qual mesmo perdendo altura no backside, acabou acertando o Switch extense, festejando muito a volta e jogando o skate na pista. A nota foi a mesma de Dan César: 88.

Na terceira volta, Sandro Dias, que havia obtido as notas 86 e 63 nas voltas anteriores, mostrou a razão pela qual é um dos principais nomes do skate em todos os tempos. Acertando todas as manobras que tentou, o pentacampeão mundial festejou ao fim da apresentação, parecendo não acreditar na conquista.

– Consegui fazer a volta que eu vim de casa querendo fazer. Graças a Deus deu certo. A emoção é maravilhosa. Nem acredito. Queria agradecer a toda a minha família. Os meninos deram trabalho pra caramba, não acreditei no que eles andaram. O Ítalo, que veio do amador e competiu com a gente, foi muito bem. Foi um título muito legal.

Citado por Mineirinho, Ítalo Penarrubia, o amador que teve a sorte de competir contra os profissionais, disse que sentiu a tensão de ter suas voltas transmitidas pela TV e por ter diante de si alguns de seus ídolos.

– A minha parte eu fiz. Consegui pegar o primeiro lugar entre os amadores, mas é muita pressão competir entre os profissionais. Estou bem cansado, mas estou muito feliz.

Confira o resultado final do skate vertical:
1º – Sandro Dias “Mineirinho” – 35 anos – São Bernardo do Campo (SP) – 88 (86)
2º – Rony Gomes – 18 anos – São Paulo (SP) – 88 (84,67)
3º – Dan César – 20 anos – Santo André (SP) – 88 (80,33)
4º – Edgar “Vovô” – 28 anos – São Bernardo do Campo (SP) – 83
5º – Ítalo Penarrubia – 19 anos – Santo André (SP) – 77
6º – Lincoln Ueda – 36 anos – Guarulhos (SP) – 75,67

Com duas voltas que beiraram a perfeição, Leandro “Overall” conquistou o título do BMX de rua do Jump Festival, disputado em São Bernardo do Campo (SP). Com as notas 9,23 e 9,53, o atleta paulista, de 24 anos de idade, não deu chances para seus concorrentes e ficou com o título. O segundo lugar foi para Danilo Santana, que conseguiu a nota 8,63 em sua melhor volta, e em terceiro ficou André “Jesus”, que fez sua melhor volta com a nota 8,53.

Com uma apresentação segura, Leandro “Overall” conseguiu mostrar tranquilidade e agressividade nos seus movimentos. Mesmo perdendo um pouco do equilíbrio no fim da segunda volta, o paulista não teve sua vitória ameaçada. O sexto colocado, Irineu da Silva Júnior, o “Mirra”, se mostrou muito ansioso em competir com ciclistas profissionais.

– Estar ao vivo, contra os profissionais, é muito diferente. Já é bom estar aqui. Imagina terminar em terceiro.

Após a vitória, perguntado se sentia alguma emoção especial por vencer um evento competindo com seus companheiros de treino, “Overall” não mostrou muita empolgação.

– Não tem muita emoção, já que somos parceiros de treino, competimos muito uns contra os outros. O mais legal é dividir o evento com meus camaradas – disse o campeão.

Confira o resultado final da prova:
1º – Leandro “Overall” – 24 anos – São Paulo (SP) – 9,53
2º – Danilo Santana – 25 anos – Suzano (SP) – 8,63
3º – André “Jesus” – 20 anos – São Paulo (SP) – 8,53
4º – Luiz “Índio” – 25 anos – São Paulo (SP) – 7,90
5º – Danilo “Ferrugem” Bueno – 20 anos – Ponta Grossa (PR) – 7,86
6º – Irineu da Silva Júnior – Mirra – 18 anos – Bragança Paulista (SP) – 7,66

Veja mais fotos em nossa galeria

(fonte:GLOBO.COM)