æTudo sobre Esportes RadicaisDesafio Intermodal – O Skate vence o carro

Nunca considerei o skate como meio de transporte, apesar de ter usado o skate para me locomover durante toda minha adolescência. Eu já sabia onde estavam os obstáculos, a borda lisa, o buraco para pular e ollie, meu caminho até a skatepark local era como se fosse uma skatepark. Cheio de pequenos obstáculos.

Na última semana fui convidado para acompanhar de skate o desafio Intermodal, uma espécie de corrida urbana usando diferentes meios de transporte.

Na lista dos competidores constavam meios de transporte bem distintos como o Helicóptero, Carro, Motocicleta, Patins de velocidade, Monociclo, Cadeira de Rodas, Taxi, Ônibus e Skate.
Saímos da praça Gentil Falcão na região da Luis Carlos Berrini, o local tem um dos piores trânsitos de São Paulo. O destino final era a prefeitura de São Paulo bem ao lado do Vale do Anhangabaú.

Minha missão era acompanhar Douglas Dorô, skatista nas horas vagas que se dispôs a enfrentar a missão de representar o skate no Intermodal, mas logo no início tive que parar para trocar a lente da câmera e me perdi do Douglas que partiu por outros caminhos.

Depois disso fiz meu próprio desafio, em alguns momentos acompanhado do monociclo e de Renata Falzoni com sua bicicleta, em outros estava eu sozinho acompanhado de minha câmera, do skate e dos carros do trânsito de São Paulo.

O trecho mais sinistro foi a descida da avenida Brigadeiro Luis Antonio, no local os carros conseguiam ganhar um pouco de velocidade, e controlar o skate com uma câmera na mão e com pára-choques quase encostando na minha perna foi assustador.

No final, a calmaria da parte plana da Brigadeiro foi muito divertida, os carros estavam parados no trânsito e eu fluí com meu skate.
Por desatenção não marquei o tempo exato do meu deslocamento, acredito que tenha sido algo por volta do 60 minutos. Meu colega Douglas Dorô chegou aos 50 min e 56s ficando em terceiro lugar no geral com mais de 10 minutos de vantagem em relação ao carro.

Nesta última quinta-feira, 16 de setembro, o skate venceu o carro nas ruas de São Paulo.

PS. Esqueci de falar que o helicóptero perdeu a competição porque não havia visibilidade para voar.

Resultados do Desafio Intermodal 2010
Moto – 20min 20s
Bike – 23min59s
Patins – 27min47s
Skate – 50min56s

(fonte:ESPN – Aguinaldo Melo)