æTudo sobre SurfMaya Gabeira e Carissa Moore – Surf Feminino

A havaiana Carissa Moore e a brasileira Maya Gabeira estiveram juntas na costa leste dos Estados Unidos para uma visita pouco comum. Carissa é a nova promessa do circuito mundial e Maya já é uma surfista consolidada no mundo do surfe de ondas gigantes. As duas atletas estiveram em Nova Iorque e Nova Jersey para através de suas histórias inspiradoras promover o surfe feminino na região.

Em formato de clínica, elas ficaram alguns dias com algumas surfistas amadoras da costa leste. O objetivo principal era a troca de experiências com as garotas.
E, claro, para que de certa forma, elas incentivassem as meninas que moram e surfam naquelas àguas nem sempre convidativas.

A costa leste não é um local tão propício para a prática do esporte, já que o clima é frio e as ondas são pequenas. Além do que, a indústria do surfe é fraca, o que faz com que as meninas tenham carência de patrocínio e pouca esperança em um futuro como profissional. Durante a visita, Carissa disse ter se dado conta que, talvez, sua carreira não tivesse decolado se ela não fosse do Havaí.

“Fomos até lá para ficar um pouco com oito das melhores amadoras da costa leste, para mostrar para elas o talento e capacidade que elas têm, mas também, tratar de asssuntos como a falta de apoio da indústria do surfe na região”, disse Maya que já enfrentou dificuldades deste tipo no Brasil. “Nós queríamos conhecê-las, trocar experiências e quem sabe, motivá-las”, completou Carissa.

Mas claro que as duas não foram até lá sem carregarem suas pranchas. O local, apesar de inconstante, tem ótimas ondas.

Devido a agenda lotada das duas surfistas, Maya e Carissa só estiveram juntas por um dia. Na primeira metade do tempo da viagem, Carissa não teve sorte e não pegou ondas, já que a região depende muito de tempestades para a chegada de ondulações. Mas aproveitou o tempo para praticar surf ski junto com as colegas.

Já na segunda metade do tempo, o furacão Igor estava na ativa e Maya pode surfar boas ondas durante sua primeira visita à costa leste.

Maya deu sorte e pegou boas ondas em sua primeira viagem para a Costa Leste.

Abaixo Maya Gabeira no centro com as surfistas amadoras da Costa Leste.

(fonte: ESPN)